domingo, 26 de setembro de 2010

Agrotóxicos ameaçam saúde dos brasileiros

Leiam é lamentável, nós brasileiros precisamos lutar contra o que está acontecendo, urgentemente! 

Por: Bruno Dominguez

Feitiço contra o feiticeiro
Considerado o motor do agronegócio brasileiro, o agrotóxico impacta os ecossistemas e a saúde da população, concordam pesquisadores da Saúde - que se envolvem cada vez mais com esta e outras questões do meio ambiente.
Os agrotóxicos foram desenvolvidos para dificultar a sobrevivência ou exterminar formas de vida. Justamente por essa característica, eles são capazes de afetar a saúde humana, seja direta ou indiretamente.
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Somente no ano passado, foram vendidas 725,6 mil toneladas dessas substâncias no país, movimentando US$ 6,62 bilhões, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). Em 1987, o consumo não ultrapassava as 100 mil toneladas.

Princípios ativos de agrotóxicos
O relatório da 8ª Conferência Nacional de Saúde já previa a interseção: "A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde." Está é noção presente na Constituição Brasileira.
Os agrotóxicos foram desenvolvidos para dificultar ou exterminar formas de vida. Justamente por essa característica, são capazes de afetar a saúde humana
A medida mais recente no processo de fortalecimento dessa relação foi a assinatura de termo de cooperação técnico-científico entre Fiocruz e Ministério do Meio Ambiente, no fim de março.
"Entre outros pontos, o acordo estabelece como prioridade defesa da política de reavaliação dos princípios ativos de agrotóxicos no país", informa o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes. "A questão entrou definitivamente na agenda da saúde pública brasileira", diz.

Leia o restante: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=agrotoxicos-ameacam-saude&id=5503

Nenhum comentário:

Postar um comentário