sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sustentabilidade: O que eu posso fazer pelo planeta?

Quase 20% da população do planeta não tem acesso à água potável
Em tempos em que tanto se fala em aquecimento global, ecologia deixou de ser um tema distante e coisa de cientista e sustentabilidade virou palavra de ordem.

O que antes era coisa de “ecochato” agora é chique. Empresas, governos, bancos, artistas todos estão cada vez mais engajados e buscando maneiras de melhorar a qualidade de vida na Terra e soluções para reverter os efeitos do tão temido aquecimento global, que nós mesmos iniciamos e já está mudando a paisagem do planeta.

Para que todo esse esforço surta efeito, é preciso que o cidadão comum tenha em mente que ele também faz parte do ecossistema e que o indivíduo tem papel fundamental nessa virada de jogo.

Chegou a hora de rever conceitos e abandonar hábitos antigos e displicentes que isolados fazem pouca diferença, mas quando feito coletivamente, gera transtornos e degradação do meio ambiente.

Assim a noção de sustentabilidade, que nada mais é que o desenvolvimento que não compromete o futuro, ganha não só as ruas, mas cada vez mais adeptos.

Saiba o que você pode fazer pelo meio ambiente:

Quase 20% da população do planeta (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem acesso à água potável.

- Usar a mangueira de água para varrer a calçada - a chamada "vassourinha hidráulica" - é uma atitude irresponsável que ainda é praticada com freqüência. Em 15 minutos, o desperdício é de 280 litros.

- Uma boa saída para economizar água é fazer uso de aeradores, aquelas peneirinhas instaladas nas torneiras e até no chuveiro. Eles introduzem ar proporcionando sensação de maior vazão e um fluxo mais intenso, mas diminuindo o consumo de água.

- Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água por descarga em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem ainda um duplo botão para 3 e 6 litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade.

Cerca de 87% da energia produzida no Brasil vem das hidrelétricas, fontes limpas, mas limitadas

- Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia.

- Verificar periodicamente a eficiência da borracha da porta da geladeira evita que problemas de vedação deixem entrar calor e consumir mais energia elétrica.

- Na hora de comprar eletrodomésticos é possível escolher os mais eficientes no consumo de energia. Eles são reconhecidos pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: eles não são mais caros.

Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa

- Ao fazer compras, prefira levar sua própria sacola de pano ou plástico durável. Com esse gesto simples, contribuímos para acabar com a farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades, além de poluir rios e oceanos.

- Andar sempre com uma garrafinha descartável de água tornou-se um hábito saudável. O melhor seria se adotasse garrafas duráveis, como os squeezes. Assim eles voltam para casa e você ajuda a preservar o meio ambiente.

- Dar preferência ao consumo de produtos locais e da estação faz a diferença. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima, além de impulsionar a economia local.

Um terço do lixo doméstico brasileiro é composto por embalagens que poderiam ser recicladas

- Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carros e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.

- Se o produto que você comprou o símbolo de reciclável na embalagem, cabe a você encontrar uma forma de encaminhá-la para a reciclagem. Em Campos, há coleta seletiva. Separe o lixo e confira os dias em que o serviço passa pela sua rua.

- Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.

Com um pouco de trabalho e muita boa vontade, caminharemos para uma sociedade mais sustentável e deixaremos para nossos filhos um planeta muito melhor.

Fonte: http://www.ururau.com.br/destaque1850_Sustentabilidade:_O_que_posso_fazer_pelo_planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário